Comunidade DS
28/11/2023

Inteligências Artificiais vão substituir os profissionais de dados?

Imagem Principal

Embora profissionais na área de dados usem ferramentas digitais há muitos anos, o surgimento e popularização das inteligências artificiais generativas causou grande comoção tanto no público em geral, quanto naqueles que trabalham com dados. Será que as inteligências artificiais vão substituir os profissionais de dados? 

O Papel Transformador das Inteligências Artificiais nos Dados

A implementação de IAs nas empresas visa quatro objetivos principais: um aumento na eficiência, na precisão, na personalização e na escalabilidade. Ao empregar IAs para realizar tarefas que envolvam dados, as empresas visam sanar ao menos uma das quatro deficiências, ou obter em alguma delas uma vantagem competitiva.

Análises de dados que seriam demoradas e propensas a erros quando realizadas manualmente, podem ser automatizadas e se beneficiar de IAs e apresentar um ganho em eficiência. Ao identificar padrões complexos e relações sutis entre variáveis dos dados, oferecendo insights mais confiáveis e certeiros, as IAs estão oferecendo um ganho em termos de precisão nos processos. 

Sua capacidade de lidar com grandes quantidades de dados e processos em pequeno intervalo de tempo, faz com que as IAs possam fornecer escalabilidade para as análises. Por fim, com a capacidade de serem treinadas especificamente para determinados perfis e tarefas, elas permitem grande customização e personalização dos tratamentos e análises.

Estas características das IAs fazem com que diversos profissionais de dados temam por seus empregos e cargos à vista de que as inteligências artificiais tomarão seu lugar e providenciarão a mesma capacidade analítica que eles. Entretanto há algumas tarefas que as IAs não conseguem realizar, como analisar criticamente os dados e os resultados obtidos deles e tomar decisões sobre ferramentas, fontes de dados e planejamento de soluções.

O Desafio dos Profissionais de Dados: Adaptação e Aprendizado Contínuo

Assim como diversas outras ferramentas tecnológicas surgiram com o passar das décadas e foram sendo incorporadas no fluxo de trabalho dos profissionais impactados por elas, as IAs terão um trajeto similar. O desafio dos Analistas e Cientistas de Dados será aprender como utilizar e desenvolver habilidades que os permitam tirar maior proveito possível destas ferramentas. 

A tomada de decisões críticas, balanceadas de acordo com a situação e informadas com base em uma grande pletora de informações acerca do negócio e dos dados ainda é uma capacidade estritamente humana. Apesar das IAs conseguirem fazer análises rápidas e precisas, a decisão de qual análise deve ser feita em qual situação, qual tratamento dos dados melhor soluciona o problema e quais parâmetros levar em conta para maximizar o ganho de informação para os negócios segue sendo tarefa humana.

Assim, um profissional capaz de tomar as melhores decisões baseado em seus conhecimentos, nos dados e no seu senso crítico, segue sendo extremamente requisitado. Ainda é fundamental possuir a capacidade de gerar o máximo de conhecimento com base nos dados, implementando IAs, caso necessário. 

O fator confiança

O emprego de máquinas e computadores trouxeram avanços importantíssimos para a sociedade e para o trabalho. As inteligências artificiais são capazes de agilizar tarefas e rotinas, ampliar a escala de atuação de análises, aumentar a precisão e ser capaz de customização. Entretanto, o que segue conduzindo as atividades humanas, segue sendo a confiança. 

Quando pensamos, por exemplo, em uma operação médica, ainda não vemos com olhos de confiança a possibilidade de um robô realizar, de maneira autônoma e independente, um procedimento cirúrgico. Isto porque queremos ter a confiança de que há uma pessoa por trás dos aparelhos, bisturis e seringas. 

Da mesma forma, não estamos inclinados a confiar as decisões de negócios, que direcionarão os rumos da empresa, apenas às IAs. Elas podem fazer parte do ferramental utilizado para extrair conclusões com base nos dados, mas dependemos da confiança no profissional capaz de, além de empregar estas análises, compreender seu resultado e significado, traduzindo-os para as regras de negócios.

Da mesma maneira que uma operação médica mal conduzida pode trazer danos graves e desdobramentos muito sérios para a saúde de um paciente, análises de dados mal empregadas, com resultados e indicadores mal estimados e previsões feitas com premissas torpes podem ameaçar a saúde da empresas, seus rumos e tomadas de decisão. Os desdobramentos de má interpretações dos dados e análises podem comprometer as operações da companhia.

O fator humano

Os profissionais de dados têm em seu cerne a cultura da tomada de decisões guiada por dados, a famosa cultura data-drive. Isto significa que se basear em dados para tomar decisões e guiar estratégias faz parte dos valores dos profissionais de dados. Isto faz com que eles tenham um impacto profundo na cultura da empresa, trazendo um componente de analítico para a equipe.

Quando estes profissionais possuem o sentimento de equipe e passam a operar conjuntamente com outras áreas, eles podem trazer impactos para a linha de produção, para o estoque, a logística, atendimento, nas relações entre pessoas e equipes, etc. O conhecimento de dados e de como extrair informações relevantes deles é o âmago dos profissionais de dados e isto não pode ser substituído por IAs.

Ao investigar padrões de comportamentos, necessidades e expectativas e gerar insights que atendam os desejos de seus clientes, os profissionais de dados podem identificar oportunidades de negócios inexploradas, oportunidades para estreitar laços e aprimorar serviços, etc. Desta maneira, eles são essenciais para transformar análises cruas em conhecimento e potencial de ação.

Com isto em vista, podemos concluir que as profissões de dados e os profissionais que as exercem não serão substituídos pelas inteligências artificiais. Eles podem lançar mão destas ferramentas para agilizar suas atividades, ganhando flexibilidade, acuidade e tempo para focar em outras tarefas. 

Para se manterem em grande relevância para o mercado é essencial que os profissionais de dados invistam em conhecimento de negócios e suas métricas e na capacidade crítica, analítica e comunicativa. Além disso, é essencial conhecer as ferramentas de IA disponíveis no mercado para fazer o melhor uso delas e gerar o maior valor possível para os negócios. Esta pode ser a oportunidade que você esperava de entrar no mercado de dados fazendo uso das IAs para analisar dados e oferecer o que as máquinas não conseguem simular, nossa humanidade e confiabilidade profissional.