Bruno Piato
15/12/2023

O que são Gêmeos Virtuais?

Imagem Principal

As aplicações da Ciência de Dados e da modelagem computacional para criar gêmeos virtuais, que permitem inspecionar fenômenos de maneira muito mais segura e barata.

De acordo com a consultoria de negócios Gartner, em 2021 metade das empresas de grande porte já utilizavam gêmeos virtuais em seus processos. Além disso, a receita gerada por eles terá saltado de US$9,8 bilhões em 2021 para US$13 bilhões em 2023.

Mas o que são gêmeos virtuais (também conhecidos como gêmeos digitais ou digital twins)?

Como eles podem ajudar no aprimoramento de processos e negócios das empresas? Quais segmentos do mercado mais se beneficiam de seu uso?

O que são gêmeos virtuais?

O termo “gêmeos virtuais” remete aos anos 60, quando a NASA começou a usar réplicas e modelos digitais de suas espaçonaves para realizar estudos e testes e desenvolver melhorias em sua estrutura e funcionamento. Apenas em 2010 ele foi usado como é hoje. Originalmente o termo foi cunhado para se referir a réplicas digitais de objetos físicos. Entretanto, com o passar do tempo e desenvolvimento de tecnologias, ele passou a ser aplicado também a processos e fenômenos.

Desta maneira, podemos definir gêmeos digitais como sendo réplicas computacionais de fenômenos, objetos e sistemas a fim de melhor compreendê-los, estudá-los e desenvolvê-los. São usados, por exemplo, para testar interações entre componentes de softwares, simulação de cenários e eventos e registros de resultados em escalas maiores. Eles dão suporte à tomada de decisões, pois permitem simular como os ativos se comportam de acordo com alguns dados de entrada e eventos.

Gêmeos virtuais são compostos principalmente por três elementos básicos: o produto físico a ser modelado, o produto digital e as conexões existentes entre eles. Desta maneira há uma troca contínua de informações e dados entre o produto físico e o produto virtual. A partir do produto digital, novos dados são gerados e podem ser analisados para gerar predições de cenários futuros e hipotéticos.

Conforme a infraestrutura digital tem se tornado cada vez mais integrada às nossas sociedades e indústrias, mais dados vêm sendo coletados e armazenados e maior é nosso poder de tomada de decisões. Principalmente se considerarmos o contexto da Indústria 4.0, em que tecnologias como a internet das coisas (ou Internet of Thing — IoT), big data, machine learning e inteligência artificial são integradas à indústria para aumentar sua produtividade.

Apesar de gêmeos virtuais serem modelos computacionais e terem algum grau de abstração dos detalhes que compõem seu gêmeo real, eles são uma busca ininterrupta por aumentar a complexidade destes modelos, ganhando mais e mais fidedignidade em relação ao objeto modelado.

Em que setores do mercado os gêmeos virtuais têm sido utilizados?

Os gêmeos virtuais têm sido utilizados em praticamente todos os setores da indústria e do mercado. Desde as áreas de manufatura propriamente ditas até a área da saúde, passando pelo planejamento de cidades e construção civil vêm utilizando gêmeos virtuais para aprimorar seus processos e operações.

Gêmeos Virtuais na indústria

A indústria é um dos setores que mais tem se beneficiado do uso de gêmeos virtuais. Conforme são aprimorados, por exemplo, o uso de sensores nas máquinas, coletando e armazenando dados de diferentes origens, a linha de produção pode ser modelada computacionalmente de modo a permitir manipulações visando o aumento da produtividade paralelamente, sem que a linha de montagem física tenha que ser interrompida ou impactada.

Algumas fábricas e linhas de montagem da BMW estão utilizando soluções de virtualização produzidas pela Nvidia e criando gêmeos virtuais para aprimorar suas operações. Os vídeos abaixo mostram um pouco de como eles têm utilizado gêmeos virtuais no gerenciamento de operações de manufatura.

Além da montadora alemã, a gigante do varejo Amazon tem utilizado gêmeos virtuais para modelar suas redes logísticas, o conglomerado Siemens tem utilizado esta tecnologia para desenvolver novos produtos e soluções.

Gêmeos Virtuais no planejamento urbano

Gêmeos virtuais podem ser utilizados para modelar e simular desde a implantação de parques e praças, redes de água e esgoto e redes elétricas, e áreas residenciais até a criação de gêmeos de bairros ou cidades completas.

Com a integração da internet das coisas, a implementação de cidades inteligentes e com sensoriamento constante, envolvendo-nos como sensores através de nossos smartphones, é possível criar gêmeos virtuais de partes de cidades e até mesmo de cidades completas a fim de melhor compreender e prever os processos físicos, sociais e econômicos que a envolvem.

Por exemplo, utilizando dados gerados em tempo real por malhas ferroviárias e modelados de modo a ter baixa latência podem permitir que os operadores tomem melhores decisões e corrijam as operações dos trens, com base nas informações e previsões geradas por seus gêmeos virtuais.

Gêmeos Virtuais na agricultura

A produção de alimentos e produtos agropecuários também está se beneficiando muito dos gêmeos virtuais. Por exemplo, na modelagem de silos e unidades de armazenamento, na criação de gêmeos de lavouras para compreender quais fatores climáticos e edáficos estão impactando na produtividades, no emprego de agrotóxicos e outros defensivos agrícolas, na simulação de rebanhos para determinar estratégias de enfrentamento a doenças, no maquinário e seu desgaste e logística de distribuição da produção.

Gêmeos Virtuais na área da saúde

Outra área que tem utilizado muito e detém um potencial de ser impactado profundamente pelos gêmeos virtuais é a área da saúde em suas múltiplas facetas. O desenvolvimento de tratamentos personalizados e retroalimentados por sensores, o aprimoramento do desempenho esportivo e ampliação do rendimento de atletas, em estudos científicos sobre a epidemiologia de diferentes doenças, no gerenciamento de equipamentos e procedimentos hospitalares, etc. As aplicações dos gêmeos virtuais são inúmeras.

Gêmeos virtuais fazem parte da área de dados

Gêmeos virtuais são parte crescente da chamada quarta revolução industrial. Eles serão cada vez mais utilizados, conforme a capacidade técnica e computacional é ampliada. Sua implementação depende de diversas áreas agindo em confluência para a criação de modelos o mais fidedignos possíveis e a área de dados é central em seu desenvolvimento.

Analistas de Dados, Engenheiros de Dados e Cientistas de Dados são fundamentais para a implementação destes modelos, uma vez que são eles que garantirão a análise dos dados gerados pelos modelos, o fluxo adequado dos dados entre o gêmeo físico e o gêmeo virtual e o processamento e uso adequados dos dados gerados pelos gêmeos virtuais para alimentar algoritmos de aprendizado de máquina e realizar previsões certeiras.

A Área de Dados e os Gêmeos Virtuais serão cada vez mais parte da realidade das empresas e serão usados para encontrar falhas e pontos fracos e propor melhorias em processos e produtos, desenhar novas funcionalidades, otimizar operações, etc. O profissional de dados será, portanto, ainda mais requisitado, conforme estas tecnologias avançarem e ganharem ainda mais força mundo afora. Estar preparado para ocupar estes espaços é fundamental para quem quer se projetar para o futuro.