Meigarom

Os 5 livros que mudaram a minha vida | Produtividade & Estudos

Imagem Principal

Nesse artigo, eu vou revelar os principais ensinamentos por trás de cada um desses 5 livros que mudaram a minha vida no aspecto de produtividade e estudos.

Eu demorei 2 anos para ler e aplicar todos os ensinamentos dos principais livros que mudaram a minha vida profissional, mas nesse artigo, eu vou resumir o que eu aprendi e como eu fiz para aplicar na minha vida, para que você aí consiga aplicar também.

Pensando bem, além desses 5 livros, eu vou adicionar um livro extra. Esse livro extra aqui me ensinou como ganhar mais dinheiro com o meu trabalho. Eu não precisei fazer freelancer, ficar investindo dinheiro e nem trabalhando nos finais de semana com a tal da febre do marketing digital. Pode parecer estranho o que eu vou dizer agora, mas esse livro me fez sair de um salário de R$3.500 como Júnior para R$12 mil reais por mês como Pleno, em 2 anos.

Os ensinamentos desse livro me ajudaram a aumentar o meu próprio salário.

Eu vou apresentar os livros na ordem que você precisa ler, porque o aprendizado de um é um pré-requisito para você aproveitar 100% o outro. Então a ordem aqui é importante.

1. Para que você trabalha? Pelo o que você luta?

O primeiro passo para você ser mais produtivo, estudar melhor, ganhar mais dinheiro, ser feliz no relacionamento, ser reconhecido no trabalho ou qualquer forma de sucesso que você queira, é descobrir quem é você e quais são as suas razões para fazer o que você faz todos os dias. “Ah não Meigarom, vai começar com papinho de coach agora?”

Eu vou dizer de outro jeito então. Para que você trabalha? Pelo o que você luta? Por que você acorda todos os dias de manhã para trabalhar? Por que você escolheu a sua atual profissão? Qual é o seu Porquê?

Esse livro aqui “Encontre o Seu Porquê”, do Simon Sinek, vai ajudar você a descobrir o seu porquê.

“Encontre o Seu Porquê”, do autor Simon Sinek

É um livro pequeno, fino, com vários desenhos, tem 7 capítulos e umas 184 páginas e uma linguagem muito simples de ler.

A ideia central é que, ao entender e articular claramente o seu “porquê”, as pessoas podem alcançar maior satisfação e sucesso tanto pessoal quanto profissional, pois estarão alinhadas com seus valores e motivações mais profundas. Esse alinhamento melhora o desempenho no trabalho, traz um maior engajamento nos projetos pessoais e uma clareza do que porque estamos fazendo o que estamos fazendo.

Ele oferece exercícios e orientações para ajudar as pessoas a encontrar o seu propósito fundamental. O livro funciona como um um guia prático para descobrir o seu propósito, como a própria página diz.

O livro é dividido em duas partes: a primeira foca em indivíduos, enquanto a segunda é direcionada para equipes e organizações.

Eu li esse livro a uns 6 anos atrás, fiz os exercícios para encontrar o meu porque e desde então, eu apenas faço tarefas, projetos, trabalho em empresas que estão alinhadas com o meu porquê. Ficou muito mais fácil para mim dizer NÃO.

2. Primeiro, o mais importante.

Depois de descobrir o seu porquê, a segunda coisa que você precisa fazer é usar esse entendimento de si para criar projetos e metas de vida que tenham a ver com o seu porquê.

Assim você garante que vai fazer somente o que estiver alinhamento com o que você quer na sua vida. Isso vai ajudar você a escolher uma nova profissão, uma nova empresa, um novo relacionamento e mais importante do que isso, vai ajudar você a dizer não para tudo aquilo que não está alinhado com o seu propósito de vida, como eu fiz.

Então, o segundo livro que você precisa ler na sequência é esse aqui: “Primeiro, o mais importante” do Stephen R. Covey.

“Primeiro, o mais importante” do Stephen R. Covey.

É um livro de 400 páginas, dividido em 15 capítulos. Mas sendo bem sincero com você, o livro vale a pena até o capítulo 10. Se você é gestor de uma equipe, sugiro ler os outros 5 capítulos, caso contrário, não é necessário.

A ideia central do livro é a gestão do tempo e a priorização de atividades. O autor argumenta que a chave para uma vida satisfatória é priorizar as atividades que são verdadeiramente importantes, em vez de reagir constantemente às urgências. Ele enfatiza a importância de viver de acordo com princípios e valores fundamentais e de alinhar as atividades diárias com esses valores.

E exatamente esses valores, você terá desenvolvido no livro anterior. Entende como esse livro complementa o outro e a importância de ler na ordem?

O livro oferece várias ferramentas como o “Quadrante do Tempo”, que ajuda a identificar e priorizar tarefas com base em sua importância e urgência. Ele também sugere técnicas para estabelecer metas, planejamento semanal e diário, e reflexão constante para garantir que as ações estejam alinhadas com os valores pessoais.

Eu li esse livro no primeiro ano de faculdade, em 2010. E ele me ajudou demais a fazer a gestão do tempo das várias matérias que eu tinha que dar conta na faculdade. Eu sai de uma visão de estresse, pressão das provas e ansiedade, para uma vida mais sob controle. Não tinha tantos motivos para me desesperar como antigamente, por ficou tudo muito mais claro com essa gestão do tempo.

Eu passei a ter clareza sobre o que era realmente importante fazer, o que era urgente, o que desperdiçava o meu tempo ou que estavam desalinhadas com aquilo que eu buscava e portanto, eu deveria evitar. Isso reduz demais o estresse causado por prazos, diminui as urgências e consequentemente aumenta a sensação de estar tudo sob controle. Entende?

Esse livro foi um divisor de águas na minha vida, com toda a certeza.

3. Desenvolva os hábitos corretos

Antes de continuar, eu quero te fazer uma pergunta: Você conhece alguém que escreve as metas de começo de ano, diz para os amigos e parentes que agora neste ano vai dar certo e chega no final do ano sem ter feito nada ou muito pouco e ainda dá uma desculpa assim: “Ah, esse ano foi difícil para mim”. Você conhece alguém assim? Eu não to dizendo que talvez, essa pessoa é você, longe de mim. Mas eu tenho certeza que você deve conhecer alguém assim.

Então, não basta saber os seus motivos e ter projetos bem definidos, você precisa aprender a colocar esses projetos em prática. E para isso, você precisa substituir seus hábitos atuais por hábitos melhores.

E esse terceiro livro aqui, vai te ensinar como fazer isso: “Hábitos Atômicos” do autor James Clear.

“Hábitos Atômicos” do autor James Clear.

Esse é um livro de 300 páginas, dividido em 6 partes. O autor começa explicando como os hábitos funcionam. Em seguida, ele detalha cada uma das 4 Leis da Mudança de Hábito e termina mostrando estratégias de como aplicar os ensinamentos desse livro.

A ideia central do livro é que mudanças pequenas e consistentes nos hábitos podem levar a resultados extraordinários a longo prazo. O autor mostra que o foco não deve ser em metas grandiosas, mas sim na melhoria contínua de 1% todos os dias.

O que é mais legal desse livro é que o autor enfatiza que essa pequena melhoria diária, causa resultados enormes, porque o nosso esforço é acumulado igual aos juros compostos. É a poupancinha da Disney, todos os dias, você coloca uma moedinha lá dentro para viajar para a Disney. Se você pula dias e deixa de colocar a moedinha, vai demorar mais tempo para você viver o mundo da Disney.

Por isso, ele mostra que devemos desenvolver rotinas, para não depender apenas da força de vontade e motivação. É um livro fenomenal. Eu li esse livro a uns 5 anos atrás e muitos dos hábitos que eu carrego até hoje, foram criados depois dessa leitura.

4. Coloque seus projetos em prática

Agora que você sabe o seu porquê, definiu metas alinhadas com o seu propósito e vai começar a desenvolver novos hábitos para colocar seus projetos em prática, eu preciso te mostrar um método, quase um hack, para você começar e terminar tudo aquilo que você começa, mais rápido do que as outras pessoas.

Esse método está descrito nesse quarto livro aqui: “Aprendizado Ultrarrápido”, do autor Scott Young.

“Aprendizado Ultrarrápido”, do autor Scott Young.

Apesar de grosso, é um livro de 250 páginas, dividido em 14 capítulos. Mas a leitura é muito legal. O autor mostra como ele conseguiu aprender sozinho todas as disciplinas do curso de Ciência da Computação do MIT de quatro anos, em apenas 1 ano, sem nunca ter pisado na faculdade, somente com aulas online.

Nesse livro, o autor começa explicando o conceito de Ultra Learning e em cada capítulo, ele detalha cada passo da estratégia, mostrando estudos de caso e ensinando como aplicar em qualquer assunto ou projeto que você gostaria de fazer.

A ideia central do livro é que qualquer pessoa pode realizar um aprendizado intenso e autodirigido para adquirir qualquer habilidade e conhecimento em um curto período de tempo, usando técnicas para melhorar a retenção, superar obstáculos, escolher os tópicos certos para aprender, e como praticar de maneira eficaz.

O autor também compartilha histórias de pessoas que aplicaram com sucesso essas técnicas em suas vidas para aprender desde Inglês até Jiu Jitsu.

Eu li esse livro em 2019, quando foi publicado e desde que eu terminei ele, eu releio uma vez por ano, de tanto que eu gosto desse assunto de aprendizagem. Para você ter uma idéia, eu gosto tanto desse assunto que um dos pilares da escola online de formação profissional na área de dados, chamada Comunidade DS, que eu fundei a 3 anos atrás, usa as técnicas desse livro para formar os alunos, nos melhores profissionais de dados desse país em um formato de ensino em comunidade com foco na resolução de projetos e aprendizado ultra rápido.

Não é à toa que a comunidade já empregou mais de 200 pessoas na área de análise e ciência de dados, com uma média de estudo de 8 meses. O aluno se prepara e fica pronto para trabalhar no mercado de dados, em qualquer empresa, em menos de 1 ano. Essa é a mágica do ultralearning.

5. Defina a primeira hora do dia

Antes de mostrar o livro que vai ensinar você a aumentar o seu salário, eu vou passar um hack psicológico que você pode usar em você mesmo para garantir o desenvolvimento dos novos hábitos.

No começo, aprender um novo hábito é igual a esticar uma mola, se você não tiver força suficiente, você volta para o seu dia a dia comum. O hack psicológico que você precisa, principalmente nesse começo, está descrito nesse livro aqui: “O milagre da manhã” do Hal Elrod

“O milagre da manhã” do Hal Elrod

É um livro pequeno, fininho de 200 páginas, mais ou menos, separado em 10 capítulos.

​​A ideia central é que dedicar tempo para o desenvolvimento pessoal nas primeiras horas do dia pode levar a melhorias significativas na qualidade de vida. O autor explica o método chamado “Salvadores da Vida”, que são basicamente atividades que nós deveríamos fazer nas primeiras horas do dia, para melhorar a produtividade, saúde mental e física, e um aumento geral no bem-estar.

Quando eu conheci esse livro em 2015, eu achei ele meio bobo. Ele fornece dicas para acordar mais cedo, mesmo para aqueles que não são “pessoas matinais”, e sugere maneiras de adaptar os “Salvadores da Vida”, caso você não goste de acordar cedo.

Eu dei uma chance para o autor e não me arrependo, jamais. Se você soubesse como faz diferença no seu dia, fazer as atividades corretas na primeira hora, você nunca mais faria algumas coisas, como por exemplo, pegar o celular para checar suas redes sociais, assim que você acorda.

É surreal como é importante a primeira hora do dia, na sua rotina e na sua produtividade. Vale muito a pena a leitura.

Obviamente tudo o que estamos discutindo aqui, todas essas melhorias na produtividades e nos estudos precisa ter um objetivo, certo? Um propósito. Precisamos de uma razão forte para ter todo esse trabalho. Concorda? Sim ou não?

6. Aumente o seu salário

No início da minha vida profissional, a minha maior razão era ganhar mais dinheiro, ter um salário maior e eu buscava todos os dias informações sobre como ganhar mais dinheiro. Se o seu maior objetivo de vida agora é aumentar o seu salário, esse livro bônus vai te ajudar muito. O nome do livro é: “Como aumentar o seu próprio salário”, do autor Napoleon Hill.

“Como aumentar o seu próprio salário”, do autor Napoleon Hill

Esse livro aqui de umas 250 páginas, de capa verde, publicado em 1953, por mais incrível que pareça, aumentou o meu salário.

A história desse livro é muito legal. Ele foi escrito como se fosse uma entrevista. O autor vai fazendo perguntas que todos nós gostaríamos de fazer para alguém muito rico, para saber como ele começou do zero, quais eram seus medos, preocupações, quais foram os desafios e etc. Além disso, como o entrevistado construiu grandes empresas e empregou muitas pessoas, o autor questiona sobre o que é esperado do comportamento de um funcionário de qualquer área, para que ele consiga aumentar muito o seu salário ao longo dos anos.

A ideia central do livro é que o sucesso financeiro e profissional pode ser alcançado através do desenvolvimento de certas atitudes e habilidades. O autor mostra a importância do estabelecimento de metas claras, da persistência e da capacidade de se adaptar às mudanças. Ele argumenta que, ao cultivar essas qualidades, uma pessoa pode efetivamente aumentar seu próprio salário e alcançar a prosperidade.

O autor, Napoleon Hill, oferece estratégias práticas e princípios que os leitores podem aplicar em suas vidas para melhorar suas perspectivas financeiras. Isso inclui técnicas para definir e alcançar objetivos, desenvolver uma mentalidade positiva, e estratégias para melhorar as habilidades de comunicação e liderança, dentro do seu próprio trabalho.

Existem livros que ajudam em outras áreas também, como mentalidade, princípios e gestão de tempo, mas nós vamos falar disso em um próximo artigo.